Quem se beneficia com a Qualidade?

CLIENTES
melhores produtos, maior velocidade, preço

ACIONISTAS
produtividade, competitividade, lucratividade

ADMINISTRADORES
melhor gerenciamento, maior controle, delegação

FUNCIONÁRIOS
ambiente de trabalho, motivação para o trabalho

COMUNIDADE
educação, bem-estar social, orientação

ISHIKAWA, Kaoru



Pioneiro nas atividades de TQC no Japão.
Em 1943 ele desenvolveu o Diagrama de Causa e Efeito, conhecido também como Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de Peixe, Programa 5S.
Professor da Universidade de Tóquio, Ishikawa publicou dentre outros, os seguintes livros: "What is Total Quality Control? The Japanese Way", "Quality Control Circles at Work", "Guide to Quality Control", "Introduction to Quality Control".
Ishikawa morreu em 1989.

JURAN, Joseph M.


“Adequação ao uso através da percepção das necessidades dos clientes e aperfeiçoamentos introduzidos a partir de patamares já alcançados”. (Juran)

Especialista em administração da Qualidade, uma de suas maiores contribuições foi a ênfase no crescimento do ser humano e no trabalho apoiado na motivação.
Juran ressaltou ainda a grande diferença entre criar (melhorias) e prevenir mudanças (Rotina).
A chamada "Trilogia JURAN" engloba os processos gerenciais: Planejamento da Qualidade, Controle da Qualidade e Melhoramento da Qualidade.
O Prof. JURAN é autor de diversos trabalhos e livros, dentre os quais "Juran’s Quality Control Handbook", Juran on Leadership for Quality: and Executive Handbook".

DEMING, William Edwards


“Perseguição às necessidades dos clientes, homogeneidade dos recursos do processo, previsibilidade e redução da variabilidade”. (Edward Deming)

Professor/Consultor de renome internacional na área da Qualidade, tendo levado a indústria japonesa a adotar novos princípios de administração. Como reconhecimento por sua contribuição à economia japonesa a JUSE Union of Japanese Scientists and Engineers (União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses) instituiu o prêmio DEMING.

Publicou mais de 200 trabalhos, dentre os quais: "Quality, Productivity and Competitive Position" e "Out of Crisis" (Qualidade: a Revolução na Administração). Neste último livro o Dr. Deming apresenta o "Saber Profundo" e os "Quatorze Princípios" contendo os pontos básicos de sua filosofia.

O ciclo PDCA é também conhecido como Ciclo de DEMING.
O Professor DEMING faleceu em dezembro de 1993.

Qualidade Total por Deming

1. Melhorar constantemente produtos e serviços. Investir em pesquisa e inovação.
2. Não confiar em prejuízo.
3. Fornecedores de materiais e serviços não devem ser selecionados apenas com base no preço.
4. Focalizar em aperfeiçoamento contínuo envolvendo a mão de obra. Usar métodos estatísticos.
5. Treinamento no local de trabalho.
6. Participação ativa do supervisor no trabalho.
7. Funcionários não devem ter medo de falar sobre problemas que prejudicam o seu trabalho.
8. Quebrar barreiras entre áreas funcionais. Equipes interdepartamentais são essenciais para qualidade.

SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE

O mundo está mudando o tempo todo. É por este motivo que a preocupação da alta direção das empresas em todo mundo tem sido desenvolver sistemas administrativos para garantir a sobrevivência das empresas.

Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais com cada vez menos. Para aumentar a produtividade deve-se agregar o máximo de valor ao menor custo. Não basta somente que o produto tenha valor, ele precisa atender às necessidades dos clientes.

Para que tudo saia bem, é necessário que o ser humano seja o alvo, as empresas precisam investir no contínuo desenvolvimento de suas competências.

As empresas precisam investir em qualidade e produtividade, mas isso não é algo que se consegue da noite para o dia, precisa ter investimento.

O que garante a sobrevivência das empresas é a competitividade. Ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes. O que realmente garante a sobrevivência das empresas é a garantia de sua competitividade. No entanto, esta coisas estão todas interligadas: a garantia de sobrevivência decorre da competitividade, a competitividade decorre da produtividade e esta da qualidade como na figura abaixo.