Indicadores da Qualidade

Com utilização de indicadores, principalmente os voltados para definição de estratégias, as empresas desfrutam de um conhecimento profundo do negócio. Possibilita conhecer o foco de sua atuação. Identificando com clareza qual é a sua fortaleza, exploram mais os quadros de oportunidades empresariais, e de outra forma conhecem suas fraquezas, além de prepara-se contra as ameaças encontradas.

Sabendo o foco de atuação, a tomada de decisão quanto a ações estratégicas, táticas e operacionais são mais assertivas, o que dará a empresa uma melhor competitividade e fará com que ela atenda às necessidades e expectativas de seus clientes. Para o acompanhamento dessas ações determinadas, os indicadores são uma excelente ferramenta, pois refletem a realidade empresarial. Dessa forma, caso ocorra alguma dificuldade durante a realização das ações, o gestor poderá visualizar as conseqüências, e com isso estabelecer mudanças.

Os indicadores representam de forma quantitativa, dentro de uma organização, a evolução e o desempenho dos seus negócios, qualidade dos produtos e serviços, participação e motivação de seus colaboradores. Os indicadores estão relacionados com todos os processos de gestão de uma organização. A maioria dos indicadores está associada aos objetivos da qualidade. Pode-se ter mais de um indicador para um único objetivo.

Objetivos

Os objetivos da qualidade são estratificados da Política da Qualidade da organização. Eles devem traduzir como deveremos acompanhar a evolução de um determinado processo, produto ou negócio. Todos os objetivos devem ser medidos e quantificados através de indicadores.

Metas

Cada indicador deve ser acompanhado de uma meta, que fornecerá informação de sucesso ou fracasso na avaliação de um determinado processo, produto ou negócio.

Representação dos indicadores

Os indicadores devem ser representados pelo seu modelo matemático, periodicidade e método de coleta, além dos objetivos e das metas.

Os indicadores podem ser apresentados graficamente, para se ter idéia de variabilidade e tendência, que ajudarão na pesquisa de soluções para melhoria contínua, com o intuito de atingir a meta proposta ou de definir novas metas para aquele indicador.

A definição do método de coleta é bastante interessante quando se tem a composição de diferentes variáveis para se obter o indicador, de maneira que se pode ter certeza de que todas essas variáveis foram contempladas e utilizadas na obtenção do indicador.


Indicadores típicos

Cada organização, de acordo com a sua política da qualidade e seus objetivos, deve definir os indicadores que melhor traduzem o desempenho de seus negócios, produtos e serviços.

São exemplos de alguns indicadores típicos utilizados pelas organizações.


2 Response to "Indicadores da Qualidade"

  1. Unknown 30 de abril de 2010 às 11:11
    Professor, embora a referencia seja "duvidosa", espero que na aula vc possa nos explicar melhor a questao do vies cognitivo!
    Obrigada,

    Viés cognitivo é a tendência das pessoas de cometerem enganos de julgamento baseados em fatores cognitivos. É um fenômeno estudado pela Ciência Cognitiva e Psicologia Social. Vieses cognitivos incluem erros de julgamentos estatísticos, atribuição social e memórias comuns a todos os humanos. Esses vieses alteram drasticamente a validade de evidências legais e anedóticas. Supõe-se que os vieses são baseados em herísticas que as pessoas utilizam por hábito ou necessidade evolutiva.Origem: REFERENCIA: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  2. Gianfabio 20 de maio de 2010 às 12:26
    Prezada Thais.

    Conforme conversamos em aula a fonte que vc pesquisou realmente é duvidosa e a expressão utilizada "vies cognitivo" realmente está relacionada com o contexto que utilizamos RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO onde as Diretrizes são de responsabilidade daqueles detem a maior responsabilidade pela organização. Fonte e caminha do saber organizacional.

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